terça-feira, 24 de junho de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica


Com o advento do computador nas escolas, muito se tem debatido sobre o
seu uso pedagógico, sua importância e contribuição para o processo ensino
aprendizagem. A introdução da informática na educação abalou o velho paradigma
educacional, surgiu a necessidade do professor buscar novas estratégias de
trabalho, deixar de ser transmissor do conhecimento para mediador, um facilitador
no processo de construção de conhecimento pelo aluno.
Hoje, a escola nas suas múltiplas tarefas, tem como função preparar as
novas gerações para viver numa sociedade informatizada. É necessário formar
indivíduos para exercerem o maior número de profissões, renovar continuamente
sua compreensão de um mundo em mudanças onde deverão ser capazes de se
comunicar e se auto-realizar. Dentro desta perspectiva uma das propostas da escola
é levar o aluno “aprender a aprender” incentivando-o ao hábito da pesquisa – formar
o aluno pesquisador que seja capaz de lidar com os fatos, interpreta-los,
compreende-los; dominar o pensamento, a representação do conhecimento e o
raciocínio; resolver problemas e criar soluções. O aluno, por sua vez, passa a ser o
protagonista na construção do seu conhecimento.
O computador como ferramenta pedagógica, utilizada de forma adequada,
pode ser um excelente auxilio para o aluno na construção do seu conhecimento. O
seu uso não pode ficar restrito ao ensino de técnicas que treinam o aluno para o uso
da máquina com a preocupação de prepara-lo para o mercado de trabalho, mas sim
para criar espaços de interação e troca de resultados. Os projetos de aprendizagem
constituem atividades que favorecem essa interação.

Referências
LEITE, Percilia Souza. O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM. Disponível em: pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/MONOGRAFIAPercilia.pdf. Acesso: 24 jun. 2008.

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